7 Razões para ter brinquedos de madeira

Os Brinquedos de madeira sempre estiveram presentes na nossa sociedade, enquanto que os brinquedos de plástico esses invadiram a nossa sociedade desde o século 20 e agora são o tipo mais comum de brinquedo. Mas os benefícios dos brinquedos de madeira são muito maiores comparativamente aos de plástico.

 

1. Eles envolvem seu filho. Isto quer dizer que o seu filho tem de interagir fisicamente com o brinquedo, não existe um botão para pressionar. O seu filho o que faz é empurrar manualmente, puxar, girar, ou interligar as várias partes do brinquedo de madeira . Isto leva a uma mente mais ativa.

2. Menos toxicidade química . Os brinquedos de madeira não contêm plástico ou outras toxinas normalmente encontrados noutro tipo de brinquedos. Eles são feitos de materiais 100% naturais e, portanto, são mais seguros para o seu filho.

3. Textura. Seu filho será capaz de explorar as várias irregularidades e grãos naturais dos brinquedos de madeira. Os brinquedos podem ser lixados e alguns podem até mesmo ser pintados, mas a verdade é que a textura é ainda assim diferente do que um pedaço completamente liso de plástico.

4. Menor impacto sobre o meio ambiente . Os brinquedos de madeira requerem madeira, possivelmente cola ou parafusos e ocasionalmente algumas tintas. Isto tem muito menos impacto sobre o meio ambiente do que os plásticos e pilhas que contém substâncias químicas como (dependendo do tipo de pilha), cloreto de zinco, alcalinas, de lítio , NiMH e ácido-chumbo. Os plásticos levam centenas de anos para se degradar, a madeira leva apenas anos, ou alguns dias, se tiverem em contacto com térmitas 🙂 O fabrico de plástico também requer grandes quantidades de recursos, enquanto que a madeira tem um custo menor de recursos, especialmente se se tratar de madeira proveniente de plantações sustentáveis.

5. Menos perigoso. A ingestão de uma pilha pode ser prejudicial ou mesmo fatal para as crianças e a ingestão de pequenas peças de plástico podem também ser um perigo para a saúde por causa dos químicos utilizados na sua produção. Brinquedos de madeira não tem nada de perigoso na sua composição.

6. Pode ser usado por várias gerações. Brinquedos de madeira tendencialmente duram durante gerações, ao contrário dos brinquedos de plástico que, apesar do plástico ter o longo tempo de vida, tendem a ficar partidos, danificados e colocados no lixo. Um exemplo é com os meus próprios filhos, que brincam com cavalo de balanço que tem mais de 50 anos de idade. Ok, ele teve algumas pequenas reparações de manutenção, mas sobreviveu… e agora traz a alegria às crianças de hoje, tal como há 50 anos atrás. Imagino que ele ainda irá ser usado para muitas mais gerações…

7. O aprender mais. Brinquedos em que a criança aperta um botão e ele lhes diz o alfabeto ou diz “eu te amo”, ficam muito longe do que se pode aprender com a interação física de um brinquedo. Aprender a controlar e mudar as coisas e realmente a ter que pensar para interagir irá ensinar-lhes coisas muito mais valiosas e importantes nesta fase da sua vida. As letras devem ser aprendidas num contexto real e com alguém a explicar e a mostrar como são aplicadas em coisas reais como por exemplo livros ou sinais. Eu acho que não preciso de dizer isto mas… o único lugar onde a criança deve ouvir as palavras “eu te amo”, é mesmo da sua família…

JTJGTzNtJTJGLTBNM1pyU20lMkZmLjJVZXdsYSUyRnl5UXMxc05sLkEyYi5hJTJGeXl6czluTUpHdVMtam1zM1otU01uWnMlMkYwRmpLOG1zeXp0enRka3I[1]

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *